quarta-feira, 16 de agosto de 2017

[EM ACTUALIZAÇÃO] Onew acusado de assédio sexual

 Antes demais, em nome de toda a equipa do SHINee Portugal pedimos que não tomem tudo o reportado pela imprensa como factos provados a única razão para esta publicação da nossa parte é informar-vos do desenvolvimento do acontecido, nós esperamos ter informação mais concreta após a declaração oficial da polícia que de acordo com a imprensa ainda terá lugar esta semana.
Em nome de todo o SHINee World e seguindo o que tem sido acordado por todas as Shawols, pedimos que não procurem saber informações pessoais de A e entrar em contacto com a mesma, não entrem em guerra com outras pessoas caso vejam algo mais desagradável reportem a conta. 


Na manhã de 12 de Agosto saíram noticias em vários portais de informação sul-coreanos que o Onew teria sido acusado de assédio sexual naquela madrugada após ter tido contacto com A numa discoteca em Gangnam no qual celebrava o aniversário de um dos seus amigos.

Umas horas mais tarde a SM Entertainment veio fazer uma declaração pública acerca do sucedido naquela madrugada:

"Como uma figura pública, o Onew está a reflectir profundamente sobre a ansiedade e preocupação que causou através das noticias desagradáveis sobre ele hoje. O Onew foi a uma discoteca no dia 12 de Agosto para celebrar a estreia do seu amigo como DJ. Devia à sua embriaguez, o Onew entrou em contacto involuntariamente com aqueles à sua volta. Isto causou um mal-entendido entre ele e outra pessoa, o qual o levou a ser interrogado pela polícia.
De qualquer forma, a outra parte apercebeu-se que tinha sido um mal-entendido e que o incidente foi algo que ocorreu devido à sua embriaguez, e retirou a queixa contra o Onew. O Onew irá cooperar completamente com o resto da investigação... Nós pedimos novamente desculpa pela ansiedade ou preocupação que este incidente tenha causado a alguém."

A SM ainda pediu à imprensa que não especulassem sobre o assunto sem terem todos os factos, porque podia potencialmente muito prejudicial para a reputação e imagem do Onew.


No mesmo dia, Dispatch uma agência de informação sul-coreana, publicou uma cronologia do que aconteceu naquela noite baseada em testemunhos de B, um terceiro, e D, representante da discoteca.

5:30 - Onew e o seu grupo de amigos entraram na discoteca D em Gangnam. Não haviam outras celebridades no grupo e de acordo com testemunhas o membro dos SHINee já estava embriagado. Testemunha B disse, "Eu ouvi que era o aniversário de um amigo. O Onew pediu duas garrafas de champanhe. Ele bebeu com os seus amigos, dançou e divertiu-se." De acordo com a testemunha o grupo rapidamente bebeu a primeira garrafa e o Onew foi visto a cambalear.

6:30 - Onew entrou em contacto com A. Ele não conseguiu manter o seu equilíbrio, e agarrou na perna de A. B comentou, "O Onew estava quase inconsciente. Eu acho que provavelmente ele tocou no corpo de A quando caiu." A A ficou chateada e perguntou "Porque me estás a tocar?" Um dos amigos do Onew alegadamente respondeu, "Peço imensa desculpa. Ele não o fez de propósito. Ele está muito embriagado."

6:50 - O membro dos SHINee já não conseguia manter-se em pé sozinho. Ele tentou sentar-se na mesa e acabou por agarrar novamente na perna de A. Um dos membros do staff da discoteca disse, "A A estava em cima da plataforma onde era a mesa do Onew. Foi essa a razão pela qual ele continuo a encontrar-se com ela." A testemunha B acrescentou, "O Onew não conseguia nem levantar-se. Ele agarrou na perna de A enquanto tentava sentar-se. Eu acho que ele pensou que fosse um poste."

7:40 - A A sentiu que o Onew a estava a tocar-lhe propositadamente mesmo depois dos amigos deste terem pedido desculpas e dito que ambos os casos foram acidentes. A A chamou a polícia para apresentar queixa por assédio sexual. A polícia perguntou ao Onew se ele admitia ter cometido assédio, mas ele não conseguia comunicar. B disse,"Ele não conseguia responder as perguntas da polícia de todo."

7:40 - Onew, A, testemunha B e membros do staff da discoteca dirigiram-se até à esquadra, onde A disse à polícia, "O Onew tocou no meu corpo duas vezes." B disse, "O Onew estava basicamente inconsciente. Ele não conseguia responder. Os amigos dele disseram que tinha sido um mal-entendido, e eu expliquei o que tinha visto também."

Conclusão: Estas são as 3 horas que a testemunha B observou. B expressou aquilo que viu como terceiro. Claro que, o testemunho de B é simplesmente uma versão para ter em conta. E não é decisivo para limpar a acusação.

Entretanto, a SM Entertainment revelou esta tarde que "o contacto foi involuntário," e que "foi provado que tinha sido um mal-entendido durante a investigação. A retirou a queixa."

De qualquer forma, a polícia vai continuar a investigação independentemente da vontade de A. A polícia já tem na sua posse as gravações das câmaras de segurança. O resultado dos vídeos ainda está para ser confirmado. 

No dia 14 de Agosto, uma fonte policial revelou que o caso de assédio sexual relativo ao membro dos SHINee Onew será agora passado para o procurador com a recomendação de acusação sem detenção. 

De acordo com a polícia, o Onew vai ser acusado por ter tocado numa parte especifica do corpo de uma mulher três vezes enquanto estava embriagado numa discoteca em Gangnam no dia 12 de Agosto por volta das 7:10 da manhã (KST). Na altura do incidente, a mullher (referida como A) estava a dançar numa plataforma com aproximadamente 30cm de altura, enquanto o Onew estava sentado numa cadeira ao lado da mesma plataforma. 

Depois de receberem a queixa de um conhecido de A, a polícia prendeu o Onew e interrogaram-o durante 5 horas até o libertarem. Ele disse durante o interrogatório que não se lembra do sucedido visto que estava embriagado. 

De acordo com uma testemunha, ele estava muito embriagado e não conseguia levantar-se sozinho e parecia que ele tinha agarrado na perna de A à procura de algum suporte.

O local onde o incidente ocorreu é um ângulo morto da câmaras de vigilância. No entanto, a polícia  verificou a credibilidade da testemunha principal através da descrição correcta dos movimentos à volta que foram capturados pelas câmaras de vigilância.

Anteriormente, a SM Entertainment revelou que a A tinha retirado a queixa porque se apercebeu que o incidente tinha sido um mal-entendido que ocorreu devido à embriaguez do Onew.

A mesma fonte policial comentou, "A A recebeu um dano adicional quando a sua informação pessoal foi revelada pela imprensa. Ela assinou o formulário para retirar a queixa porque a SM assim o pediu, mas ela depôs que isso não muda que o assédio sexual ocorreu."



Ontem o programa 'One Night' da SBS reportou que a mulher estaria a dançar em cima da mesa onde o Onew se encontrava sentado com o seu grupo de amigos.

O 'One Night' foi ao local onde a controvérsia de assédio sexual do Onew aconteceu.
 
No dia 15, o programa da SBS falou sobre a nptícia de assédio sexual que envolvia o membro dos SHINee Onew.

No programa, eles foram à esquadra da polícia e à discoteca onde o incidente terá ocorrido. O polícia que respondeu ao local no dia do incidente afirmou,  "Foi o namorado da vítima que apresentou a queixa. O Onew parecia embriagado mas foi muito educado. Ele parecia estar a dizer desculpa."

Um dos membros da discoteca explicou, "Nós só ouvimos que quem tinha sido levado para a esquadra foi o Onew." e "porque dançamos em cima das mesas, nós chamamos-as de palcos. O Onew pareceu-me que se tinha segurado na perna da senhora que estava em cima da sua mesa umas vezes", explicando as circunstâncias daquele momento. 'One Night' explicou, "Após o repetido contacto corporal, a mulher fez queixa à polícia."

Ainda no seguimento do depoimento do polícia o mesmo ainda disse, "A mulher queria um castigo por isso trouxemos o Onew até à esquadra."

No seguimento do ocorrido a SM Entertainment e a JTBC anunciaram esta madrugada que o Onew será retirado do elenco do drama 'Age Of Youth 2'.



Cr. Soompi; Dispatch; Assa; Sullaem; cosmicsticks
Tradução: SHINee Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário